O que aprendemos com No Man’s Sky

Posted by

Se não conheces No Man’s Sky, tenho a dizer que é misto de sentimentos. Por um lado, não perdes nada, por outro, perdes coisas que podem ajudar no futuro, a ver erros que não deves cometer.

Para quem está fora do contexto, No Man’s Sky foi talvez o jogo que mais hype gerou nos últimos anos, e que, no final de tudo, esse hype não foi bem correspondido, sendo que muitas promessas por parte do principal desenvolvedor, CEO ou seja o que for, prometeu. Tantas coisas que o jogo iria ter, e poucas realmente surgiram no seu lançamento, deixando toda a comunidade Gamer de queixo caido e com um autentico ataque de nervos.

No Man’s Sky, prometeu desde inicio uma experiencia diferente para cada jogador, basicamente, nenhum dos jogadores iria ver os mesmos planetas, animais ou plantas, sendo que esta lista é bastante curta para a quantidade de promessas.

Mas sejamos honestos, o maior hype nasce mesmo dos próprios Gamers e não da empresa em si.

Agora a parte interessante, mas vale realçar que esta é a minha opinião pessoal.

A Hello Games teve uma fantástica ajuda de marketing com este poderoso hype criado pelos Gamers, este boca-a-boca, originou um crescente “salivar” por parte desta comunidade. Enquanto isso, a Hello Games, encostava-se na sua cadeira e ia vendo as Pré-Vendas do jogo surgirem, o interesse a aumentar sem muito fazer por isso, por nem precisou.

Bastaram algumas entrevistas, promessas ambiciosas, uma programação procedural que iria gerar inúmeras coisas, e que cada utilizador teria a sua própria experiência e tudo mais, o hype cresce e a Hello Games vai poupando dinheiro em marketing.

Tenho de admitir, que a produtora foi bastante inteligente em aproveitar e remar ao sabor do vento, ir recebendo antecipadamente pelos jogos vendidas antes do lançamento, mas melhorar o resultado final, e provar que o mostrado na E3 era realmente possível, apenas conseguiu destruir sonhos, ter reviews fracas e uma perda na sua credibilidade.

Ler mais  A felicidade dos outros no teu sucesso!

Numa industria como esta, para se criar um bom nome, tem de se ter um produto que transpareça isso logo a partida. No caso da Hello Games, o primeiro grande projecto da empresa, que a podia catapultar para o topo, mas pode ter feito o efeito contrário, deixando os Gamers pouco ansiosos pelos próximos lançamentos.

Comentários

comentarios