O que é o Ransomware?

Posted by

Nos últimos dias, muito se ouviu falar em Ransomware, e nos ataques que foram feitos a vários hospitais, empresas de telecomunicações entre outras instituições.
Mesmo assim, muitas pessoas continuam sem saber do que realmente se trata, e principalmente, como se defender de tal ataque.
Hoje vou falar um pouco do que é, o que aconteceu, e como devemos proteger.

 

Mas afinal, o que é o Ransomware?

O que muitas pessoas se perguntam, é sobre o que realmente é esta ameaça.
O Ransomware, é um malware que “sequestra” os dados do computador da vítima, cobrando um valor pelo resgate do mesmo. Normalmente neste tipo de ataques, os resgates são feitos em Bitcoin, uma moeda virtal que é impossível detetar de onde, e para onde é enviado tal dinheiro, um método encriptado.
Este é um tipo de vírus que se aloja, de forma silenciosa, e assim que tudo estiver preparado, emite um popup ao utilizador, alertando o mesmo que o PC está bloqueado e pedindo o resgate, de forma a ter os seus dados de volta.

 

Como se procede a instalação?

Um Ransomware é difícil de detetar, pois tem diversos disfarces, que o tornam tão perigoso.
Este tipo de vírus, pode infetar o seu PC de diversas formas, seja através de sites maliciosos, links suspeitos por email ou através da instalação de aplicações vulneráveis.
Um método também muito comum, é através de links enviados pelas redes sociais.

 

Como prevenir?

Esta talvez seja a parte mais importante, pois mais vale prevenir que remediar correto? Por isso, aqui seguem algumas dicas que deve ter para que não seja afetado por esta “praga”.
Das mais comuns, é claramente ter um antivírus, existem inúmeros pelo mercado, sendo alguns muito bons e por sua vez gratuitos.
O nível de ameaça com este malware é tão grande, que várias empresas de TI acabam por desenvolver soluções específicas para estes tipos de caso, como o Bitdefender Anti-Ransomware.

Ler mais  Instalar LAMP no Ubuntu 16.04

 

Que antivírus gratuito posso usar?

Existirá sempre uma ideia de que, o que é de graça nem sempre é boa opção. Ainda assim, existem muito boas opções no mercado que podem ser usadas:

  • Avast Free Antivírus
  • AVG Antivírus
  • Avira Free Antivírus
  • Microsoft Security Essencials

Comentários

comentarios