dpc_watchdog_violation – Como resolver

Categories Tutoriais

Há uns dias, tenho tido um problema com o meu Windows 10. Básicamente, surge um Blue Screen, de forma aleatória, declarando um erro com o código “dpc_watchdog_violation“. Depois de algum sacrifício, consegui corrigir o problema.

Abaixo, estão alguns passos que segui, e que deram resultado.

Actualizar os drivers

O primeiro passo, e dos mais importantes, é claro actualizar os drivers do sistema. Procure os drivers usando ferramentas, e actualize o Windows.
Um dos problemas pode ser alguma incompatibilidade com os drivers, drivers corrompidos ou ficheiros perdidos.

Ferramentas de reparação Dism e Scannow.

Pressione as teclas Windows + X, selecione Prompt de comando (Admin), copie e cole os comandos abaixo e usando o enter depois de cada comando.

Sfc /ScanNow

Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth

Chkdsk /f /r

Reparação do sistema

Realize a reparação dos sistema utilizando o disco de instalação ou uma unidade de recuperação.

No caso de não tenhas uma unidade de reparação (CD, disco ou pen) segue procedimento para criar uma Pen de arranque com o sistema.

Pen de recuperação USB

Faz o Download do Windows 10 num computador, coloca uma Pen USB no computador, abre a linha de comandos como administrador e executa os comandos abaixo:

  • Diskpart
  • List disk
  • Select disk 1
  • Clean
  • Create partition primary
  • List partition
  • Active
  • Format fs=NTFS quick
  • Assign

Copia os ficheiros da imagem do Windows 10 para pen bootavel (permite iniciar o sistema a partir dessa pen).

  1. Insere o disco de instalação do Windows. Reinicia o computador e presta atenção a informação que o monitor apresenta para fazer boot do CD. Quando solicitado, pressiona qualquer tecla.
  2. Após clicar em qualquer tecla, como solicitado no passo anterior, deves chegar a fase de Instalação do Windows. Clica em “Reparar Computador”.
  3. Serás enviado para as “Opções de Recuperação do Sistema”. Basta seleccionar o idioma e clicar em “avançar”. Segue a partir do Passo 3, solicitando a correcção de inicialização.
  4. O computador mostrará uma ecrã com os erros do sistema que foram recuperados. Após isso, basta reiniciar.

Conclusão

Este foi o problema mais chato que alguma vez tive, desde que trabalho com o Windows. Não tive solução a vista para este problema. Após várias horas de pesquisas, segui estes passos e consegui resolver o problema.

Não sei dizer ao certo, em qual dos passos realmente corrigi o problema. No entanto, sugiro que executem todos para que não surjam dúvidas.

Espero ter ajudado.

Comentários

comentarios