5 linguagens de programação mais populares em 2017

Posted by

As linguagens de programação são o ponto chave na criação de sistemas, websites, jogos, e tudo o que pode envolver a tecnologia. Segundo a Comissão Europeia, com o sector de TIC em constante crescimentos, são criados cerca de 120 mil postos de trabalho ao ano. Dentro de vários motivos, esta área continua carente a nível de profissionais, e acredita-se que este paradigma continue até 2020.

A necessidade de aprender a programar, também derivada ao futuro, em que a robótica irá consumir muitos dos empregos que conhecemos, continua a ser uma crescente. Sendo transversal a várias áreas, a necessidade de recrutamento tem tendência a aumentar cada vez mais.

Segundo dados recolhidos até Fevereiro de 2017, a TIOBE analisou as tendências da programação e criou uma listas das mais solicitadas linguagens de programação este ano.

As linguagens de programação mais populares em 2017

1 – Java

A maior rival do C, ganhou o prémio “Linguagem de programação de 2015”. Segundo a Oracle, existem mais de 8 milhões de developers que utilizam este linguagem. A popularidade deve-se principalmente ao facto de ser open source para inúmeros fins, funciona em qualquer lado, e claro, é a principal linguagem utilizada pelo sistema operativo da Google, o Android.

2 – C

Em 2015, o C foi considerado a linguagem de programação mais popular do mundo. As aplicações em C que existem são milhões, se não mais que isso. Sendo o antecessor de C++,  é uma linguagem mais simples, mas menos funcional. O C corre em dispositivos com memória reduzida. Um exemplo disso, é o Kernel de Linux, que é escrito em C.

3 – C++

A mais de dez anos, que o C++ está presente no top 5. Esta linguagem, é a primeira escolha quando falamos em criar aplicações para desktop, como drivers, dispositivos para jogos, ferramentas de áudio e imagem, entre outras. Tanto o Windows como Linux e KDE, tem muito do seu código escrito em C++.

Ler mais  O que é o Joomla

4 – C#

É a linguagem de programação mais usada pela Microsoft. É usada para a grande parte das aplicações e componentes no Windows e em .NET.

5 – Python

O Python tem várias finalidades, sendo uma linguagem muito versátil, com base sólida em muitos frameworks da web. É muito utilizado, por exemplo, em softwares para impressões em 3D. A sua flexibilidade é tão grande, que pode ser usada para criar aplicações para vários sistemas operativos, incluindo o Android.

O PHP, com muita pena minha, não entra no Top 5. No entanto, é a 6 linguagem de programação mais utilizada, tendo já ganho o prémio de “Linguagem do ano” em 2004, pela TIOBE. Foi também a terceira linguagem de programação mais utilizada em 2010.
É utilizada em cerca de 83% dos websites, de acordo com a W3Techs.

Comentários

comentarios