Quanto custa desenvolver uma App?

Posted by

Hoje em dia, a procura pelo desenvolvimento de aplicações para smartphones tem aumentado. Por outro lado, muitos dos clientes que procuram uma solução para os seus problemas, não estão dispostos a pagar, nem muito, nem pouco.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o custo que envolve a criação de uma aplicação mobile.

Ideias definidas

Na grande maioria das vezes, o cliente quando tem o objectivo de fazer uma aplicação e apresenta a empresa de desenvolvimento, nunca leva uma ideia concreta do que quer. Este é o primeiro passo para influenciar o acréscimo no valor final, tão como o alargamento da data de finalização do desenvolvimento.

Aspectos Importantes no desenvolvimento

O ponto mais importante que pesa no peso, é sempre a complexidade que a aplicação vai ter. Outro ponto, directamente relacionado com o primeiro, será o tempo de desenvolvido envolvido.

Dependendo do nível de complexidade, irá sempre existir dois envolvidos, o programador e muito possivelmente um designer.

Sistema Operativo

O valor final, pode variar dependendo do sistema que o cliente quer. A nível de programação, programar para Android e iOS é sempre diferente. Se no final, o objectivo for que a aplicação seja para ambos, e ainda para Windows Phone, esse valor será sempre mais elevado.

Design

Como foi referido acima, muito provavelmente, um Designer será um dos membros da equipa. Outra coisa bastante importante, para alem de ter em mente o que a aplicação vai fazer, é o tipo de design que quer.

Ter algumas ideias é sempre bom, para passar ao designer os seus gostos, ganhando assim algum tempo no desenvolvimento. Caso não tenha nada definido neste campo, tudo irá depender do gosto do designer, que pode não ir de encontro ao seu. Isto fará com que exista o processo de alterações aqui e ali, mas se enquadrar mais com o cliente.

Ler mais  Steve Jobs – O que nos ensinou

Outro ponto que é sempre um requisito necessário, é o icon da aplicação, que será também trabalhado pela equipa de design.

Este processo, pode levar ao aumento do tempo de desenvolvimento, e um acréscimo no valor a pagar.

Sistema de Login

Caso a aplicação precise de um sistema de login, existem vários pontos que serão questionados:

  1. Tipo de Login
  2. Utilizar conta de email, redes sociais ou ambas

Dependendo do que o cliente pretende, irá sempre variar no preço.
Utilizar as redes sociais como login, a nível de programação e mais trabalhoso do que utilizando a validação por email.

Partindo deste principio, utilizar as redes sociais como forma de login, será muito mais caro do que o email.

Idiomas

Com quase toda a certeza, a parte mais chata e complicada que trabalhar. Este recurso, requer muita validação e trabalho de conteúdos.
O preço varia sempre, não só pela construção do sistema, como por cada idioma extra.

Website

Partindo do principio que o cliente tem o seu website, e que quer aproveitar os conteúdos para o site, por exemplo, é possível… e caro.
Para o fazer, é preciso criar uma ponte de ligação entre a aplicação e o website. Dessa forma, será necessário criar uma API (Application Programming Interface), que faz o projecto aumentar o preço final.

Conclusão

Como podemos constatar, a criação e preço de uma aplicação mobile varia dependendo de vários factores. De uma forma global, uma aplicação pode custar aos clientes, entre 4.000€ e 20.000€.

Actualmente existem muitas empresas que desenvolvem este tipo de trabalhos. Nada como definir ideias e pedir orçamentos.

Comentários

comentarios