Trabalhadores previnem ciberataque

Os trabalhadores conseguem prevenir um ciberataque?

Posted by

Tenho falado muito aqui no blog sobre segurança. Atualmente com tantas pessoas a experiências o trabalho remoto, muitos são os perigos a espreita. Recentemente dei algumas dicas de como te podes manter seguro durante o trabalho remoto, algumas dicas simples, que podem ajudar-te a proteger-te. Tanto os dados pessoais como profissionais podem estar comprometidos, caso não estejamos atentos.

Necessidade de formação

Segundo a S21sec, 36% empresas não acreditam que os seus funcionários consigam facilmente detetar e prevenir um ciberataque. O fato de que os funcionários possam estar ligados a uma rede pouco segura, eleva o número de casos de phishing e outros.

Cerca de 38% das empresas abordadas, afirmam já ter sido vítimas de um ataque durante o período da Covid-19.

É assim de alta importância, que as empresas formem os seus funcionários num âmbito de maior proatividade em relação a sua segurança. Pequenas distrações podem levar qualquer individuo a clicar num link de um site ou email, abrindo a porta a um possível ataque.

Conclusão

Se estás a trabalhar remotamente e sentes necessidade de aprender um pouco mais como te proteger, fala com a tua entidade patronal e pede que seja promovido um curso nesse sentido. É importante ter atenção aos sites por onde navegamos. Podemos utilizar uma VPN para manter-nos o mais anónimos possível. Um bom antivírus, sempre atualizado também é uma boa forma de precaver algumas situações.

Todavia, estes cuidados podem ser muito pequenos em relação a ataques maiores.

Também tenho outros artigos sobre trabalho remoto, que te podem ajudar a melhorar a performance e mesmo a construir o teu próprio espaço de trabalho.

Comentários

comentarios