Revolução do 5G

Posted by

Já a bastante tempo, que a internet faz parte do nosso quotidiano. Uma raiz cada vez mais profunda no nosso dia-a-dia, algo que não dispensamos, seja para consultar as redes sociais ou jogar.
Com a evolução dos dispositivos moveis, a internet fora de casa, tornou-se um ponto importante. O acesso em qualquer lugar, sem estar dependente de hotspots gratuitos, torna-se uma importante mais valia, especialmente para quem precisa de acesso recorrente a rede.

Com a constante evolução, e também com a ajuda dos tarifários, que embora ainda caros, se torna apelativo a utilização do 4G, e como vamos falar aqui hoje, do “recém” 5G.

O 5G é a 5ª geração da ligação móvel sem fios, que desta forma, permite mais conexões em simultâneo, com mais velocidade e com menos consumo de energia. Outro factor interessante, é que o 5G torna-se muito mais “amigo do ambiente”, que o seu antecessor.

Alguns factos interessantes

O 5G torna-se mais “inteligente”, melhorando a gestão das suas ligações e dos dispositivos. Também a velocidade, torna-se muito mais rápida. Enquanto o 4G contava com cerca de 30ms, o 5G vai contar com apenas 5ms.

Tal como referido acima, o 5G torna-se mais ecológico e amigo do ambiente, pois o consumo de energia cai quase 90%, comparativamente ao 4G.

Também as ligações por cada zona vai ser ampliada. Na sua versão anterior, contava com cerca de 50 a 100 vezes menos de aparelhos ligados em simultâneo a mesma rede, numa determinada zona.

O que vai afectar?

O principal beneficio do 5G, num contexto geral, será sempre a sua velocidade melhorada, tal como os tempos de resposta. Dessa forma, a “Internet das coisas” será uma das grandes beneficiárias desta melhoria. Obviamente, os gamers irão certamente ver os jogos mobile terem alterações nos modos online, melhorando a sua experiência significativamente.

As empresas agradecem estas melhorias, sendo que aplicações, sistemas de condução autónomos, entre outros, graças a precisão do 5G, podem oferecer outras garantias aos seus utilizadores.

O 5G em Portugal

Apesar das grandes empresas de comunicação em Portugal começarem a dar os primeiros passos nas suas ofertas de tarifários, a realidade é que a rede 5G em Portugal está num está muito primórdio, daquilo que será o seu contexto no futuro. A previsão aponta de que o funcionamento em pleno da rede, apenas esteja no seu auge em 2025, sendo que a instalação da fibra óptica continua a ser a prioridade, para que este sistema seja bem sucedido.

Comentários

comentarios

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *