MBWay: como evitar burlas

Posted by
estudoemcasa-billboard

Nos últimos meses, temos assistido repetidamente a várias tentativas de burla recorrendo ao Mbway. Estas burlas ocorrem maioritariamente em plataformas de vendas online, como OLX, Facebook Marketplace, entre outras plataformas de vendas online.

Este artigo, tem o objectivo de ajudar pessoas, que normalmente não têm tanto conhecimento tecnológico. De forma a ajudar estas pessoas, vamos deixar algumas dicas sobre como se proteger, como utilizar o Mbway, e como são feitas esta aproximações nas plataformas.

O que é o Mbway?

O Mbway tem o objectivo de ajudar os utilizadores da aplicação, a ter quase uma caixa multibanco nas mãos. O conceito passa mais ou menos por isso, mas com diferentes funcionalidades, esqueça levantar dinheiro directamente do telefone. Mas pode levantar dinheiro num ATM, usando a aplicação e sem precisar do seu cartão. A ideia passa também por ajudar a fazer compras online, sendo talvez a sua maior utilidade, pois também existe a opção de transferir dinheiro entre utilizadores da aplicação, recorrendo apenas ao número de telemóvel. Pode também gerar cartões virtuais MB Net, tal como dividir despesas, entre outras funcionalidades.

Como são feitas as burlas?

Existem duas formas de como são feitas as burlas.

A primeira, e mais comum de acontecer, é quando alguém te contacta (sendo tu o vendedor) e te questiona se pode pagar através do MBWay. O comprador (burlão), caso não tenhas Mbway, vai-se oferecer para te ajudar a criar uma conta, e é aqui que o problema começa.

Para explicar melhor o método, vou explicar como funciona um registo no Mbway.

Se não tens aplicação, podes criar uma conta na mesma de duas formas: através da propria APP no teu smartphone, ou numa ATM.

Através de uma ATM (Multibanco), é te pedido o teu número de telemóvel, onde vai ficar associada a conta. Assim que inserido, deves também definir um pin, de acesso ao Mbway.
Mais tarde, descarregas a APP no teu telemóvel, e inseres o teu numero, e o pin que definiste no ATM. Após isto, vais receber um código no telemóvel, que deves colocar no teu telemóvel, e desta forma a conta fica activa.

Também podes fazer através da APP o registo, acede a pagina do Mbway para veres como fazer.

Tal como mostrei acima, deves usar o teu número de telefone, no caso da burla, o comprador (burlão), vai-te dar o número dele, de forma a fazeres todo o registo com esse número. Dessa forma o burlão pede que adiciones o PIN dele, e vai receber também o código de acesso a APP.

Ao colocares o número de telefone do burlão, este fica automaticamente com acesso a tua conta Mbway.

Existe também uma uma forma de burla, que basicamente o burlão confirma que te quer comprar o produto, questiona se queres usar o Mbway. Existindo confirmação, o burlão, em vez de usar a funcionalidade de “Enviar dinheiro”, usa a oposta, pedindo dinheiro ao comprador, que de forma distraída, aceita o pedido sem dar conta, sendo debitado o valor e ainda envia o produto ao burlão.

Dica importante nas compras online!

Uma dica que dou sempre que falo deste assunto, ou me questionam algo sobre, é sempre a mesma: pagamento a cobrança!

Se és vendedor, corres o risco de ser burlado. Basta uma pequena falta de atenção, e acabas por te ver envolvido nesta situação, que muito possivelmente, nunca verás esse dinheiro novamente. Por isso, tenta enviar sempre a encomenda a cobrança, pedindo sempre o valor dos portes antes do envio da mesma. Até com os portes, existe pessoas que dizem pagar o valor na cobrança, e acabam por nunca sequer levantar a encomenda. Dessa forma perdes o valor da encomenda, e acrescenta o prejuízo dos portes.

Se és comprador, receber a cobrança também é a melhor alternativa. Pagar antecipado, corres o risco que o produto nunca te chegue a morada, e muito dificilmente recuperas esse valor. Se o vendedor te pedir o preço dos portes inicialmente, antes do envio, tal como recomendo que um vendedor o faça, é sempre um risco menos, pois o valor dos portes será sempre menor ao da encomenda (em principio).

Conclusão

O Mbway é uma forma muito boa e rápida de pagamentos. Uso-a muito para comprar coisas em lojas online, ou pagar na loja, evitando andar sempre com carteira ou cartões. Fazer compras a particulares, o risco de burla é sempre muito grande. Todos são honestos até prova em contrário, mas ser um pouco desconfiado e jogar pelo seguro nunca fez mal a ninguém.

Comentários

comentarios

estudoemcasa-billboard

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *