mailtrap

Mailtrap: Ferramenta para teste de emails

Posted by

Durante o desenvolvimento de uma aplicação, que envolva a utilização de emails, de alguma forma, normalmente temos duas opções: ou testamos com emails reais, ou utilizamos uma plataforma, como a que vou apresentar aqui hoje, a Mailtrap.

O que é a Mailtrap?

Esta ferramenta gratuita, tem o objectivo de nos ajudar a testar o envio de emails. É muito útil, especialmente quando trabalhamos em ambientes de desenvolvimento locais. O envio de emails (localmente) fica ao encargo da plataforma.

Durante o teste, vamos poder ver que no painel, é possível analisar todos os dados do email, como o remetente, o receptor, assunto, mensagem, entre outros dados disponíveis.

Uma das soluções também usadas, é a criação de um email, ou vários, de teste com contas gmail, sendo possível também configurar a mesma no nosso ambiente. No entanto, de forma a deixar esta prática muito mais simples, a Mailtrap tem um sistema de configuração muito simples, poupando muito mais tempo.

Vou apresentar os passos abaixo.

Criar uma conta

Acedendo ao site da Mailtrap procedemos a criação de uma nova conta, de forma gratuita. Temos várias formas de fazer o registo, usando o nosso email ou recorrendo a contas integradas como a Google ou Github.

A conta gratuita já dispões de uma caixa, que pode testar até 50 envio de emails. Apenas não é possível testar filtros, por exemplo. Ainda assim, esta ferramenta é excelente para testar o envio de emails.

Criar uma inbox

Para começar, temos de criar uma inbox. Basta colocar o nome na caixa de texto, e clicar em “Create Inbox”.

Um pequeno reparo, é que a versão gratuita, apenas podemos criar um inbox. No caso de precisar de usar esta ferramenta em múltiplos projectos, pode fazer upgrade para PRO, ou manter a mesma inbox em todos.

Depois de criar a inbox, devemos clicar nela, para aceder as demais informações.

Dentro dos detalhes da nossa inbox, vamos ter várias abas no topo. Clicando em “SMTP Settings”, vai nos ser apresentados os dados de acesso de configuração da nossa conta. Por outras palavras, estes são os dados que precisas para adicionar na tua aplicação.

Na inbox que criei, basta-me copiar alguns dados para a minha aplicação:

  • Host
  • Porta
  • Utilizador
  • Senha
  • TLS

Basta adicionar estes dados na nossa aplicação, de forma a conseguirmos usar a nossa inbox do Mailtrap.

De forma a testar se foi um sucesso, basta enviares um email a partir da tua aplicação, e validar se este aparece na inbox do Mailtrap.

Se abrires o email, poderás ver vários detalhes, tais como os que mencionei mais acima.

Conclusão

Desta forma, torna-se muito mais pratico trabalhar com testes de emails nas aplicações que desenvolvemos no dia-a-dia. Ainda que a versão gratuita, não tenha um lote grande de possibilidades, já é uma ajuda.

Verifica outros artigos sobre a serie de PHP, aqui no blog.

Comentários

comentarios

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *