o que é o SEO?

O que é o SEO?

Posted by

O SEO, ajuda a colocar o teu site no topo dos motores de pesquisa. É sobre ele que vamos falar hoje. Vamos abordar o seu conceito, para que foi criado, e uma ou outra forma de o aplicar.

Mas o principal objectivo, é que fiques a conhecer melhor o SEO e para que é utilizado.

O SEO é muito usado no Marketing Digital, mas nem todos os que trabalham com ele, conseguem ter uma visão aprofundada sobre o mesmo. Aplica-lo em termos mais estratégicos torna-se doloroso, deixando cair muito do seu potencial pelo caminho.

Redes sociais
As redes sociais, são também uma grande ajuda na divulgação do conteúdo.

O significado de SEO

Search Engine Optimization, numa tradução literal para português equivale a “Optimização para os Motores de Pesquisa”, envolve a aplicação de uma série de técnicas tanto dentro (on-page), quanto fora (off-page), de uma ou mais páginas, tendo como objectivo a optimização da visibilidade das mesmas nos resultados de diferentes motores de pesquisa.

Por outras palavras, o SEO engloba várias acções, onde estas têm o objectivo de melhorar a posição da página, ou páginas, do nosso site nos resultados dos motores de pesquisa, para vários termos que são usados pelos utilizadores (que pesquisam), de forma a ampliar a visibilidade do vosso site, aumentando a possibilidade de conversão!

O que é o SEO?

Agora que sabemos o seu significado, vamos então entender o que realmente é o SEO!

Quando nós viajamos para algum lugar, temos sempre tendência para procurar coisas sobre aquele local, hotéis, restaurantes, entre outras coisas que nos possam ajudar a aproveitar melhor o local para onde vamos.
Dentro disto, pesquisando pelo melhor hotel para ficar nesse determinado local, no caso da Google, irá recolher todos os dados referentes a sua pesquisa, com as palavras chave, de forma a encontrar o melhor resultado para aquilo que procuramos.

Em segundo lugar, o algoritmo de pesquisa, irá organizar a pesquisa por páginas mais relevantes, que tenham o melhor conjunto de palavras chave que usamos, mas que também tenham as suas páginas mais bem optimizadas, tal como falamos no ponto anterior.

Marketing Digital

Ou seja, o Google irá sempre dar prioridade a quem respeitas as regras do SEO dos seus sites, ou como a utilização de um certificado SSL, as palavras chaves e mesmo várias tags que podem ajudar a melhorar a performance do site.

Segundo estatísticas, os utilizadores confiam sempre nos primeiros três resultados que o Google apresenta. Manter o site o mais optimizado possível, para estar no Top 3 das pesquisas do nicho, é uma garantia de cliques e visitas ao teu site. Isto não implica que os demais resultados não tenham cliques, mas é importante lutar pelas posições de cima, onde está comprovado o maior numero de cliques.

A parte mais complicada, será sempre mostrar a relevância do conteúdo, se forma a conquistar um lugar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

E isso significa não apenas ter o melhor conteúdo, mas também oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google, pois tudo isto, é uma estratégia de SEO.

SEM (Search Engine Marketing)
SEM (Search Engine Marketing)

SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, incluindo a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

O SEO, não é mais que estratégias orgânicas, que não envolvem compra de media. Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados do SEO.

Conclusão

É importante manter o nosso site o mais optimizado em termos de SEO, mas nunca descurando a imagem do mesmo, a usabilidade do utilizador, entre outros factores que iram trazer em mais artigos desta serie. Ter conteúdo bom, e de qualidade, bem organizado, também é um factor importante e a ter em consideração no momento de criar um site. Este último ponto, pode ser de maior impacto em blogs e sites de e-commerce.

Comentários

comentarios

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *