Machine Learning

O que é o Machine Learning?

Posted by

Já ouviste falar em Machine Learning?

Caso este termo seja desconhecido para ti, podes ficar já a saber que é um tipo de inteligência artificial, que permite uma precisão de resultado através de um software. Este tipo de sistema não requer que tenha um desenvolvimento especifico para o fazerem.

Algoritmos
Algoritmos, estão presentes na nossa vida, mais do que conseguimos perceber!

O “Machine Learning” trabalha com algoritmos, que criam modelos de representação de conhecimento, de forma automática, com base em determinados dados. A ideia base, parte do propósito de entregar dados históricos, sendo que este recurso e um ponto chave para treinar as máquinas. Desta forma, o algoritmo irá usar estas medidas de desempenho, de forma a que o algoritmo aprenda”.
Aqui o termo “aprender” é mais uma forma de optimização do próprio algoritmo, que irá usar tais dados para melhorar a sua representação de conhecimento, aumentando o seu desempenho.

Com este método, o modelo passa a ter o potencial de prever com qualidade, em situações para as quais foi ensinado, no futuro. O aperfeiçoamento do algoritmo, pode também passar pela pesquisa de temas de interesse ao mesmo, através do acesso a Internet.

Onde podemos encontrar aplicações reais do Machine Learning?

Digital Marketing
O Machine Learning, está muito presente em grande parte do Marketing Digital.

Hoje em dia, é muito comum vários portais, lojas entre outros modelos de negócio terem aplicado o Machine Learning nos seus sistemas. Um exemplo disso são os anúncios da Google (o Adsense) que apresenta ao utilizador, anúncios dentro do nicho de maior interesse, que este apresenta ao navegar com a sua conta Google activada no browser. Outro exemplo, é as recomendações da Amazon, no caso, uma loja online. Consoante aquilo que o utilizador mais pesquisa na Amazon, esta traça um perfil do utilizador, monitorizando os seus possíveis gostos, e apresentando ao mesmo, possíveis materiais da sua loja, de encontro ao gosto do mesmo. Isto potencializa a compra por parte do utilizador, pois ao contrário de apresentar coisas aleatórias, sem interessa para o visitante, o que é apresentado tem potencial de compra.

Deixo aqui outros exemplo de aplicação do Machine Learning:

  • Resultados personalizados apresentados no feed do Facebook
  • Recomendações de séries e filmes da Netflix
  • Optimização de pesquisas online e dos seus resultados
  • Filtragem de spam no e-mail
  • Detecção de fraudes e invasões
  • Reconhecimento de voz e semântica (natural language processing)
  • Reconhecimento de objectos
  • Reconhecimento de texto

Falamos no último artigo sobre Marketing Digital, mais concretamente sobre o SEO. O Marketing Digital utiliza muito o Machine Learning, como uma forma de prever determinadas condições do seu negocio, consoante o interesse do visitante.

O futuro do Machine Learning

Profissional a montar um servidor
Iram as máquinas, (re)construir-se a si próprias no futuro?

Em artigos passados como “Inteligência Artificial: Uma ameaça?” e “Que profissões irão os robots dominar” abordei o tema que pode preocupar muitas pessoas pelo mundo: existem profissões que vão ser substituídas por robôs e inteligência artificial. Segundo um novo relatório feito pela McKinsey & Company, até 2030, cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo poderão ser substituídos no trabalho por robôs. Uma das maiores mentes do mundo da actualidade, Elon Musk, ainda poderá ser cedo para dar as máquinas tamanha responsabilidade. Apesar das invenções, como os carros da Tesla, que têm autonomia na condução, temos também a experiência de ver diversos acidentes com carros da marca. Isto pode ser um indicador de que Musk ainda não tenha total confiança na inteligência artificial. Existe quem defenda que este avanço deve acontecer, e que deverá ser mais rápido do que o previsto.

No entanto, ninguém quer perder este barco, que neste momento tanto dinheiro movimenta no mercado tecnológico. O tempo dirá quem dominará o futuro da mão de obra: o homem ou a máquina!

Comentários

comentarios

Best VPN

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *