Comportanmentos Tecnologicos que causam ansiedade

Comportamentos tecnológicos que causam stress

Posted by

A tecnologia está cada vez mais entranhada no nosso dia a dia. Aliás, é cada vez mais difícil viver sem ela, ou desligar por completo da mesma.

Todos nós sabemos o pânico que pode ser causado em alguns indivíduos se por algum motivo ficam sem internet, e tudo o que isso acarreta. Ficar sem acesso a rede, ficamos praticamente incontactáveis, possivelmente sem televisão, sem acesso as nossas series favoritas, entre outras coisas.

E os smartphones? Pois é!

Actualmente é quase impossível viver sem um, ou simplesmente desliga-lo o dia inteiro sem ter a pequena vontade de, pelo menos, espreitar as redes sociais, as mensagens no Whatsapp, e por aí vai.

Isto tipo de comportamento, também pode levar a situações de Burnout, quando relacionadas com trabalho.

O stress e a tecnologia

Certamente já aconteceu a todos os leitores, ficarem stressados no trânsito, enquanto vão para o trabalho no “para-arranca”, enquanto notam que o relógio continua a avançar, e se vai aproximando o hora de entrar no emprego. Para quem não está tão familiarizado com este cenário, os transportes, os seus atrasos e greves, podem criar um stress semelhante.

O que muitos de nós ignoram, é que a tecnologia, a mesma que nos facilita a vida e nos permite contornar muitas coisas e ganhar tempo, como por exemplo… fugir ao transito, também pode ser um dos principais causadores do stress que vivemos.

Ansiedade e as redes sociais

Redes sociais

Um dos principais pontos de stress e ansiedade que a tecnologia nos pode causar, é o excesso de ligação a redes sociais.

Cada vez mais, temos a presença de influenciadores digitais, que em largos casos, mostram um estilo de vida longe da possibilidade dos comuns consumidores. Isto pode causar muita ansiedade em algumas pessoas, fazendo com que estas queiram atingir tão estilo de vida semelhante num futuro próximo.

Vale lembrar, que aquilo que é apresentado nas redes sociais, nem sempre é real, e que não passam de formas de cativar outras pessoas a seguirem as mesmas. É importante filtrar este tipo de informação, de forma a não causar tanto impacto na vida de pessoas que conseguem ser mais influenciadas por estes temas.

Assuntos também relacionados a ansiedade causada pelas redes sociais, é os debates!

Sabe aquelas discussões em comentários, ataques e até mesmo faltas de respeito entre os envolvidos? Este tipo de situação também causar ansiedade, fazendo muitas pessoas entrar neste tipo de diálogos que em nada acrescentam a vida de qualquer pessoa, a não ser mais stress.

Mensagens e respostas atempadas

Todos nós, certamente, temos Email, Whatsapp ou Facebook Messeger, ou todos em simultâneo. Em alguns casos, podemos também adicionar o Microsoft Teams, o que causa um enorme fluxo de informação e mensagens.

Nestes casos, muitas pessoas sentem-se pressionadas a responder a tudo e todos, num curto espaço de tempo, causando assim uma ansiedade enorme, pois estar a responder a numero grande mensagens, em vários aplicativos, é praticamente impossível.

Se sofres com isto, tenta minimizar a quantidade de grupos que tens no Whatsapp, consulta o teu email num certo horário diário, de forma a conseguires ter algum tempo para ti. Se o email for de trabalho, fixa a sua utilização apenas para o horário de trabalho.

Consumo

Mudanças

Ser quase que atacado com publicidade, ou perfis que seguimos nas redes sociais a falar de algo novo que há, que alguém tem, é bastante comum.

A pressão de ter de adquirir algo por alguém já tem, e ostentar esse algo, causa um stress muito grande em algumas pessoas. É preciso ter em consideração, que nem todos temos as mesmas possibilidades, e que em muitos casos, esses materiais são oferecidos em troca de publicidade, e que nem todos nós temos um rendimento para adquirir muitos dos objectos ostentados nas redes sociais.

É importante ter em consideração a nossa vida, o que precisamos, quais as nossas prioridades. Desta forma, torna mais fácil o filtro destas informações que somos bombardeados todos os dias.

Conclusão

Toda a informação que temos a nossa disposição hoje em dia, se bem usado, pode ser algo extremamente poderoso. Nunca foi tão fácil investigar e estudar, aprender coisas novas e mesmo fazer compras, como nos dias que correm.
Ainda assim, precisamos de ter em conta, que nem tudo na tecnologia e no seu facilitismo são pontos positivos. Tal como falamos acima, a tecnologia pode causar ansiedade em algumas pessoas que podem não ter controlo em alguns aspectos, como por exemplo no consumismo.

Aprender a controlar alguns temas pode ser doloroso, e pedir ajuda a um profissional, pode ser sempre um ponto a ter em consideração.

Está comprovado que com toda a facilidade que a tecnologia nos trouxe, em muitos pontos daquilo que é ser humano, não ajudou, e vamos levar muitos anos a ajustar-nos a esta nova realidade.

Comentários

comentarios

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *