O que é o Deep Learning?

O que é o Deep Learning?

Posted by

Neste artigo temos o objectivo de conhecer mais sobre o Deep Learning, como funciona e em que têm ajudado no desenvolvimento de novas tecnologias, e como estas podem ter impacto nos nossos dias.

Entender o Deep Learning

O Deep Learning é uma tecnologia que existe a par com a inteligência artificial, sendo ela também uma ramificação do Machine Learning.

A associação com o Machine Learning, onde as maquinas executam curtas funções sem parecer que foram programadas, e aprendendo a cada nova utilização, optimizando o seu conhecimento ao longo do tempo.

O passado também nos trás alguns ensinamentos. Desde 1950, que são utilizadas e desenvolvidas as redes neurais, que eram muito utilizadas para a aprendizagem automática. Olhando para a actualidade, o Deep Learning olha para as redes neurais como a sua base, sendo que estas foram as principais responsáveis pela ajuda na criação dos veículos autónomos, entre outras tecnologias.

Desta forma, entendemos que o Deep Learning explora as redes neurais, de forma a melhorar coisas como o reconhecimento da fala (ou voz), visão computacional, que é a forma como as máquinas vêm o mundo, sendo que um dos maiores produtos actualmente a usar esta tecnologia são os carros autónomos, e também o processamento de linguagem natural.

Assim sendo, o Deep Learning acaba por ser bastante procurado para executar estudos em diversas areas e também no desenvolvimento de muitas tecnologias.

Como funciona o Deep Learning

O Deep Learning é alimentado por uma quantidade de dados muito vasta, sendo que relaciona termos e palavras para determinar um significado aos mesmos, fazendo um “treino” prévio de um modelo computacional, para que possa decifrar a linguagem natural, entre outros.

O modelo mais comum a ser usado, é que as máquinas são ensinadas a ler documentos, de forma a conseguir responder a questões relacionadas ao conteúdo desses mesmos documentos. Como os algoritmos online, e demanda por mais e mais informação, o Deep Learning acaba por explorar e abordar mais máquinas de forma a conseguir fazer uso de um maior numero de linguagem natural, dando assim a máquina uma maior compreensão de um vasto número de temas, conseguindo assim expandir o conhecimento, respondendo a uma maior e mais vasto número de perguntas dentro de diversos temas.

Com o uso de diversas camadas de processamento, cientistas, programadores e engenheiros têm conseguido grandes resultados em campos como a visão computacional, reconhecimentos de voz e também no processamento de linguagens.

Conclusão

Todos os profissionais de desenvolvimento deviam conhecer ou aprofundar o seu conhecimento por Deep Learning. Este conhecimento irá permitir entregar ao utilizar uma maior e melhor experiência quando utiliza os serviços e produtos disponibilizados. O E-commerce também é um especial beneficiado com a utilização do Deep Learning, pois este permite melhorar a entrega de produtos ao cliente por meio de recomendações que vão ao encontro especifico do gosto de cada utilizador.
Também é bastante importante este conhecimento para quem trabalha ou deseja trabalhar com Big Data, pois esta combina o poder da computação e tipos especiais de redes neurais para que as máquinas “aprendam” padrões complicados em quantidades exponenciais de dados.

Comentários

comentarios

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *