Vale a pena comprar um carro híbrido?

Vale a pena comprar um carro híbrido?

Posted by

Estamos a entrar numa nova era. Pelo menos tudo indica que sim, ou todos queremos acreditar que sim. Apesar de uma dura batalha estar a ser travada, entre entidades que defendem a venda e uso de combustíveis fosseis, e quem defenda os carros híbridos e elétricos.

Ainda assim, quero dar a conhecer hoje, um pouco mais sobre os carros híbridos, vantagens e desvantagens, para vos ajudar a escolher o vosso próximo automóvel.

O que é um carro híbrido

Os carros híbridos são veículos que têm um sistema duplo. Isto significa que aliam vários componentes, de carros movidos a diesel e gasolina com carros elétricos. Estes carros contam com dois ou mais motores, favorecendo o consumo e potencia dos mesmos.

Quando estes veículos aceleram, os dois tipos de motores ajudam-se, trabalhando em sinergia de forma a melhorar o desempenho.

Mas também as travagens nestes carros têm a sua função. Quando um carro híbrido trava, este regenera grande parte da energia cinética que de outra forma, seria perdida.

Também quando inicia a marcha, os motores elétricos dão uma ajuda no movimento inicial do automóvel, aliviando dessa forma o esforço feito pelo motor de combustão.

Vantagens

Baixos consumos

Os carros híbridos são carros mais potentes, e conseguem consumir menos que um carro a diesel. Isto deve-se ao facto de o motor a combustão nunca estar em esforço, pois são auxiliados por um motor elétrico.

Potência

Em caso de necessidade, é possível ter mais potência num carro híbrido, isto devido ao seu poderoso motor de combustão e ao facto de ser construído por um ou mais motores elétricos. Isto acontece porque existe uma sinergia entre os motores, adicionando certo de 50 cavalos de potência ao motor de combustão. Em alguns casos, pode chegar aos 200 cavalos adicionais.

Performance

Mais uma vez, devido a sinergia entre os motores, este acaba dando uma melhor performance ao carro. Diferente dos motores turbo, o motor híbrido entrega de forma instantânea e linear da potência, oferecendo uma aceleração imediata, fazendo com que o motor de combustão não tenha de fazer um grande esforço.

Apoios

A compra de carros híbridos e elétricos, contam em muitos casos com apoios dados pelas marcas na compra de um carro novo. Também o estado português apoia de outra forma, sendo que o valor do IUC é mais baixo.

Também pode contar com outra ajuda, mas no caso, terá mesmo de comprar um carro híbrido novo. Neste caso, beneficiaria de uma redução de 563€ no ISV.

Carro híbrido em carregamento

Desvantagens

Preço

O preço deste tipo de carros continua a ser a maior batalha. Sendo que a tecnologia ainda é recente, os custos de montagem são grandes, isso acaba por ser espelhado no preço final do automóvel.

De qualquer forma, se quiser realmente comprar um carro híbrido, o preço pago pelo mesmo será rapidamente compensado, não apenas pelos incentivos dados por marcas e pelo Estado, mas também no que poderá poupar com este tipo de veículo.

Manutenção

Ainda dentro do da categoria “preço”, a manutenção destes carros acaba por ser mais avultada. Isto acontece porque apesar dos motores de combustão não sofrerem tanto com o esforço, existem mais componentes agregados aos carros híbridos que faz com que aumente a complexidade da manutenção, e por sua vez, o preço.

Também as baterias podem ser um problema na hora da manutenção, tal como a sua substituição, que vem com um acréscimo no valor da manutenção.

Autonomia

Um carro híbrido dificilmente percorre mais de 1000 quilómetros com um deposito. Sendo que será sempre um aspeto que depende de outros fatores, mas pelo facto de ter duas baterias e outros componentes, aumentando o peso e diminuindo o tamanho do deposito de combustível.

Então e em 2021?

Segundo algumas notícias recentes, o Estado Português quer continuar com os apoios a compra de carros elétricos e híbridos, com foco na diminuição CO2. Os apoios seguiram a tendência atual, e referida acima neste artigo.

Também serão reforçados os postos de carregamento, aumentando a quantidade dos mesmos, de forma a dar cobertura aos exponenciais aumentos na compra de carros híbridos e elétricos.

Para alem disso, também será reforçada a frota publica de automóveis, com a compra de 330 veículos elétricos para a administração local.

Algumas “contra-correntes”

Em sentido contrário a tudo o que falamos, a associação ambientalista Zero, pede o final dos benefícios fiscais para a compra deste tipo de veículos, afirmando que os mesmos emitem quase o dobro daquilo que é anunciado.

Todas as afirmações da Zero, são com base em vários estudos e testes, que apontam que em condições de teste normal, os carros híbridos infringem as leis, pois as emissões de dióxido de carbono estão acima do legalmente autorizado.

Comentários

comentarios