Mitos sobre equipamentos usados e recondicionados

Mitos sobre equipamentos usados ou recondicionados

Posted by

Recentemente deparei-me com a necessidade de encontrar um novo computador. Depois de várias pesquisas, deparei-me com uma loja de equipamentos recondicionados. Rapidamente percebi que podia ser uma boa alternativa a um computador totalmente novo.

O que são equipamentos recondicionados

O conceito surgiu recentemente, apesar de já existir a alguns anos. Equipamentos recondicionados, nada mais são do que equipamentos com algum problema, avaria ou simplesmente a venda de equipamentos para repor por novos. Esta última, é uma prática recorrente em bancos com os computadores, que na maioria das vezes, trocam os computadores a cada três anos, vendendo os mesmo a esta lojas e outras. Também acontece com algumas empresas que trocam os telemóveis dos funcionários de tempos em tempos, fazendo o mesmo processo.

Assim que as lojas recebem estes equipamentos, tratam de possíveis problemas, que não comprometam os equipamentos, e mesmo chegam a fazer upgrades, de forma a vender ao publico o melhor produto possível.

Quando existem problemas de hardware, as lojas substituem os possíveis componentes danificados por outro novos ou usados, dando uma nova vida ao equipamento.

Vale também lembrar, que este tipo de prática é muito amiga do ambiente. Este fato deriva de que os equipamentos em vez de serem deitados fora, são atualizados, melhorados e revendidos, dando assim uma segunda vida a equipamentos ainda funcionais.

Os usados são maus

Um mito muito comum é que os equipamentos usados não são bons. Obviamente que o comprados terá sempre de ter atenção quando compra a o mesmo.

Alguns pontos a ter em consideração quando compramos o equipamento, especialmente um relativamente mais caro, é comprar sempre em mão. Desta forma temos a oportunidade de ver presencialmente o equipamento antes de o comprar-mos, podendo assim observar problemas estéticos, e até mesmo trabalhar com o equipamento durante um pouco.
Isto não implica que o mesmo não apresente problemas mais tarde.

Tenha sempre em atenção ao comprar usados com particulares.

Preço

Os preços no caso de aparelhos recondicionados e usados, é muito mais vantajoso.

Quando falamos de equipamentos usados, temos de ter atenção onde compramos. Comprar estes equipamentos a particulares, não é uma compra a recondicionamento, pois a compra é feita como está o equipamento, simplesmente usado.

O recondicionamento feito por empresas, existe sempre o cuidado de melhorar o equipamento, e é dada uma garantia sobre o mesmo. Isto não acontece como uma compra a particular.

A compra numa loja um equipamentos recondicionado é muito vantajosa, sendo que o preço é muito mais baixo, o que a nossa carteira agradece. Outra vantagem, é que não só o preço desce, como um equipamento usado é entregue praticamente novo.

Não pense que “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”. Pensar desta forma é incorreto. Os valores destes equipamentos estão por norma bastante ajustados a realidade dos mesmo, pois são usados, e as lojas conseguem comprar os mesmo a um preço mais baixo.

Considerações finais

Tal como falei acima, é preciso saber onde comprar, e se é de confiança. Comprar a particular pode ser um problema, pois não sabemos se a pessoa está a vender o equipamento em bom ou mau estado.

No caso de comprar numa loja de recondicionados, temos sempre uma garantia (ter sempre em consideração isso), o que caso apresente problemas durante o período da garantia, podemos sempre deslocar-nos a loja.

Outra nota importante é não olhar para a quantidade de “donos” que o aparelho já teve. O facto de um aparelho ter tido um dono, não implica que este se encontre em bom estado.

Sempre que precisar de um equipamentos eletrónico, ou mesmo até eletrodoméstico, procuro por este tipo de lojas. Acredite que vai poupar bastante!

Comentários

comentarios