Retrospetiva 2020

Retrospetiva 2020

Posted by

Não podemos dizer que 2020 foi o ano mais normal de sempre. Depois de no inicio desse ano, o mundo ter sido devastado por uma pandemia, fomos obrigados a mudar as nossas vidas em vários sentidos. Desde confinamentos gerais, recolher obrigatório e várias mortes causadas pela doença mundo fora, os serviços foram sendo adaptados fazendo uso da tecnologia como seu principal auxiliar.

Digitalização

Não é nada exclusivo de 2020, mas muitas entidades e serviços (privados e públicos) começaram a preocupar-se cada vez mais com a digitalização dos dos produtos e serviços.

Em especial neste caso está a restauração, que em muitos casos entrou no mundo digital, abrindo páginas de Facebook e mesmo criando aplicações por onde o cliente podia encomendar e pedir a entrega na sua casa. Claro que existem alternativas como Uber ou Glovo, que fazem este tipo de serviço. Mas muitos restaurantes, especialmente de bairro, que acabaram por oferecer este serviço próprio para os vizinhos mais próximos, tentando de alguma forma sobreviver.

Outro fato interessante é a passagem das consultas presenciais, para consultas feitas por chamada ou videochamada.

Trabalho Remoto

O trabalho remoto não é novidade, especialmente lá fora.

Por cá, apesar de existir uma grande quantidade de pessoas em teletrabalho, números que podem encontrar no artigo “Imposto sobre teletrabalho?“, 2020 foi um ano em que esses número aumentaram bastante. No inicio do ano, quase todas as empresas acabaram com funcionários em casa a trabalhar, quando os trabalhos o permitiam, algo que até a data que escrevo este artigo, ainda é uma realidade.

Durante 2020 escrevi vários artigos com o objetivo de ajudar quem se encontrava nesta situação a melhorar a sua performance:

Apesar de o trabalho remoto ser um beneficio em alguns aspetos, em tempos de confinamento pode tornar-se um problema. Ter o trabalho e o lazer no mesmo espaço, crianças em casa nas horas de trabalho, barulho dos vizinhos, entre outros temas, podem ser prejudiciais e esgotantes a longo prazo.

De qualquer forma, certamente muitas empresas irão olhar para o trabalho remoto como uma alternativa, mesmo que em sistemas híbridos.

Crescimentos do streaming

Os serviços de streaming foram provavelmente dos serviços que mais cresceram. Entre Fevereiro e Abril, estima-se que em Portugal, os serviços de streaming tenham ganho mais de 800 mil assinantes.

Este crescimento de assinantes bate com a altura do primeiro confinamento geral. Estes serviços foram um escape para muitas pessoas que se encontravam “presas” em casa, tendo passado o tempo na companhia das series e filmes.

Não te esqueças de nos acompanhares no Instagram e Facebook, onde vamos deixar algumas dicas de series e filmes para assistires em vários sistemas de streaming.

Aumento das vendas online

Este seria um ponto relativamente obvio quando acabamos por não poder sair de casa.

O E-commerce cresceu bastante no ano de 2020, sendo outros dos sectores de enorme crescimento. A obrigatoriedade de fechar lojas físicas, fez com que os empreendedores começassem a migrar os seus negócios para o online, com entregas em casa dos clientes.
Podem ler com mais detalhe no artigo “A explosão do E-commerce em Portugal em 2020“, onde deixo alguns números das vendas online do ano passado em Portugal.

Este crescimento também se deveu ao fato de muitas pessoas se encontrarem em trabalho remoto, o que levava a necessidade de adquirir equipamentos para manter o normal funcionamento da sua profissão, criando um escritório e todas a comodidades do mesmo, mas em casa.

Conclusão

O ano de 2020 foi um ano muito mau, especialmente para pequenos negócios que não se conseguiram adaptar a esta nova realidade. Infelizmente muitos deles acabaram esquecidos e prejudicados. Por outro lado, foi um ano positivo para o crescimento tecnológico, e mesmo para abrir os olhos para novas possibilidades, que sempre existiram, mas que muitos se mantiveram sépticos durante demasiado tempo para o mesmo. Um desses casos, é o trabalho remoto, consultas por (video) chamado, entre outros serviços que podem ser feitos de vários modos.

Esperamos que 2021 com a chegada da vacina, possa ajudar a melhorar este panorama, colocando-nos aos poucos no regresso ao nosso antigo normal.

Comentários

comentarios