Laravel: Como atualizar para a versão 8

Posted by

A versão 8 do Laravel saiu a Setembro de 2020. Neste artigo vou explicar como podemos fazer upgrade a partir das versões 7.x da framework.

O primeiro passo antes de iniciar qualquer atualização será efetuar um backup. Guardar o projeto é crucial, pois as alterações da nova versão podem causar algumas surpresas.

Versão do PHP

A primeira consideração a ter antes de iniciar o update, é ter a versão 7.3 do PHP. É aconselhável que assim seja, de forma a ficar o mais próximo possível da versão 8 do Laravel.

Atualizar dependências

A nova versão de Laravel requer que algumas das depências do projeto também sejam atualizadas.
Para efetuar essas atualizações, primeiro precisam de aceder ao vosso ficheiro composer.json. Este ficheiro pode ser encontrado na raiz do projeto.

  • guzzlehttp/guzzle para ^7.0.1
  • facade/ignition para ^2.3.6
  • laravel/framework para ^8.0
  • laravel/ui para ^3.0
  • nunomaduro/collision para ^5.0
  • phpunit/phpunit para ^9.0

Caso tenham outras pacotes no vosso projeto, devem individualmente procurar em cada um, todas o requisitos para efetuar uma atualização com Laravel 8.

Depois de atualizado o composer.json, deverão correr na linha de comando do projeto, o comando “composer update“.
No meu caso, como ainda não instalei a versão 7.4 do PHP, ocorreu o seguinte problema:

Para saberem qual é a versão de PHP que estão a usar, basta correr o comando “php -v“, que vos será apresentada a seguinte informação:

Caso tenhas dificuldades a instalar ou atualizar o PHP no teu computador, podes consultar o artigo “Como instalar o PHP no Windows“.

Considerações finais

Existe uma serie de alterações que podem causar impacto no vosso projeto, caso já tenham algum desenvolvimento efetuado, e que possa coincidir com estas alterações.

Caso tenham erros no vosso código, aconselho a ler a documentação da atualização do Laravel 8 aqui.

Comentários

comentarios