O Bitcoin é seguro?

O Bitcoin é seguro?

Posted by

Recentemente muito se tem falado de cripto moedas, especialmente do Bitcoin. Não só Elon Musk provocou uma alta da cotação da moeda, como também o fato de muitas empresas começarem a permitir pagamentos com este ativo.

Também se viu ao longo do último mês, vários investidores experientes a vender as suas moedas virtuais, alegando que estas não eram seguras, e que tinham falhado no seu propósito.

Isto pode provocar um sentimento misto em relação às cripto moedas.

Quero com este artigo ajudar o leitor a fazer a sua escolha. Entender o funcionamento do Bitcoin pode ser uma ajuda essencial para um investimento a longo prazo.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin foi criado em 2009, e desde então tem tido uma subida exponencial do seu valor. Esta moeda foi de certa forma a impulsionadora do que hoje conhecemos como cripto moedas. O Bitcoin não é gerido por nenhuma entidade ou governo. Diferente da moeda comum, esta moeda digital e gerida de forma totalmente independente e não tem nenhuma garantia. Isto leva a que o seu valor seja entregue aos seus utilizadores. Por outras palavras, o Bitcoin não tem um valor fixo, o que pode parecer estranho parar alguns. Um Bitcoin em dezembro de 2017, chegou a valer 20.000 dolares.

O que podemos comprar com Bitcoins?

No passado, comprar alguma coisa com Bitcoins era uma tarefa bastante complicada. Praticamente nenhuma empresa aceitava pagamentos com essa moeda.

As coisas mudaram ao longo do tempo.

Várias empresas começam a aceitar cada vez mais compras feitas com Bitcoin. O lote não é grande, mas começam a aparecer cada vez mais.

Para ajudar neste processo, o Paypal e a Mastercard, vão começar oferecer essa possibilidade aos seus utilizadores. Com estas plataformas de pagamento a apoiar o uso desta moeda, é bem provável que a utilização do Bitcoin para compras comuns, comece a ser uma realidade ainda maior.

Também a Tesla investiu 1,5 mil milhões de dólares em Bitcoin, para assim iniciar os testes para aceitar compras com esta moeda no futuro.

Mas é seguro investir em Bitcoins?

Como todo e qualquer investimento, tem os seus riscos.

Não é uma ciência exata, que investir em Bitcoins traga uma fortuna no futuro. Existe riscos de desvalorização, como em qualquer investimento.

Por outro lado, existe a preocupação de que esta moeda possa ser roubada do seu utilizador. Atualmente existem poucos casos, mas é possível. Neste aspeto, cabe ao utilizador que detém os Bitcoins, que como em qualquer caso, se mantenha seguro online. Falamos sobre segurança neste artigo, dá uma vista de olhos que pode ser interessante para este caso também.

O Bitcoin é criptografado, de um modo mais avançado que o normal. Esta moeda está inserida numa tecnologia chamada Blockchain, que ajuda a criptografar toda a informação liga a este tipo de moedas. O Blockchain mantêm todas as transações desta moeda criptografadas, garantindo que todas as informações pessoas sejam ocultadas.

Torna-se muito complicado que estas transações ou informações sejam captadas por hackers ou outro tipo de entidade.

Outra vantagem é que o Bitcoin é publico. Não numa forma que venha a comprometer os seus portadores, antes pelo contrário. Sendo que esta moeda é pública, todas as transações são transparentes, o que impede que existam fraudes, ainda que os intervenientes sejam anónimos, ou portadores de pseudónimos.

Então posso investir em Bitcoins sem qualquer problema?

Neste artigo tenho o objetivo de manter-te o mais informado possível. Como falei acima, existe uma volatilidade e risco envolvido. Deves informar-te sobre o investimento em si, antes de avançares para a compra. Analisa o teu perfil de investidor primeiro.

Investir neste ativo pode fazer-te perder dinheiro, ou ganhar, depende do mercado. Por isso nesse sentido, não me cabe a mim dizer o que deves ou não fazer.

Posso sim ajudar a entender riscos associados, e se a segurança da moeda é boa ou não.

Vamos lá!

Temos de ter em consideração que o Bitcoin não é regulamentado por nenhuma entidade. Ou seja, não existe ninguém que dite as regras num investimento em cripto ativo. Não existindo este tipo de regras, apesar de até hoje, mais de 10 anos depois da sua criação, não tenha existido um problema de maior relativamente a falta de um regulamento, é um problema possível de acontecer no futuro.

O Bitcoin atualmente tem um limite. Existe um sistema de mineração que faz com que apareçam mais Bitcoins no mercado. Isto pode ser um problema: não existir uma entidade que diga quando moedas podem circular no mercado. Mas também há quem afirme o contrário. Vai um pouco a interpretação de cada um.

Por outro lado, semelhante ao Ouro, esta moeda tem um período de validade, digamos assim. A menos que o algoritmo encontre uma forma de gerar mais Bitcoins para além do seu limite, estamos limitados a 21 milhões de Bitcoins.

Fazendo um paralelo com o Ouro, dado que também precisa de ser minerado, e escaço.

Conclusão

A moeda virtal Bitcoin é bastante segura. As suas transações salvaguardam a entidade de quem as transaciona. Permite também que estas transações de forma pública, mantenham as coisas o mais transparentes possivel.

Devemos sempre ter em atenção o risco associado a este tipo de investimento. Lembrando que o Bitcoin é muito volatil.

Se pretenderes investir em Bitcoin ou outras cripto moedas, recomendo a Coinbase. Invisto por lá à vários anos, sem qualquer problema.

Espero que este artigo ajude a analisar melhor o Bitcoin enquanto tecnologia e segurança. Bons investimentos!

Comentários

comentarios