Mineração de criptomoedas

Mineração de criptomoedas, vale a pena?

Posted by

Se leste o titulo deste artigo e ficas-te com a imagem de um mineiro e uma picareta na mão, não tem nada a ver.

Brincadeiras a parte, recentemente as criptomoedas têm estado no assunto do dia. Depois de Elon Musk ter feito uma compra milionário de Bitcoin pela Tesla, a moeda virtual ter-se elevado em valor, as pessoas começam a ponderar de devem ou não investir.

Recentemente aqui no blog, escrevi um artigo onde abordo se o Bitcoin é seguro, dando alguns pontos sobre este cripto-ativo, deixando a consideração do leitor todas as elações a respeito do investimento.

Investir em criptomoedas

Existem pelo menos duas formas de ter criptomoedas.

Uma delas vamos falar mais a frente, e a outra é comprar as mesmas. Eu próprio invisto em criptomoedas a alguns anos. No meu caso, faço-o como reserva de valor e capitalização.

Isto não é uma recomendação! Cada um deve avaliar os riscos dos seus investimentos com investigação.

Eu uso a Coinbase, que apesar de ter taxas, são relativamente baixas dada a segurança que a plataforma passa em relação a outras do ramo.

O investimento é relativamente simples. Basta abrir uma conta na Coinbase, depositar dinheiro na conta, através de cartão crédito ou débito, e começar a comprar. Como já referi, a Coinbase tem comissões por compra e venda de criptomoedas. Contudo é um mal menor, dada a segurança da plataforma.

Depois de fazer a tua compra, é esperar que a moeda valorize. Há que ter em atenção que o lucro não é garantido, e que todo o teu capital está em risco de ser totalmente perdido.

Mineração de criptomoedas

Outra forma de conseguires ter criptomoedas sem, teoricamente, investires um sentido, é minerar.

Mas será que vale a pena?

Posso começar por dizer que não é nada fácil. Eu próprio já experimentei, e foi relativa perda de tempo.

É preciso ter uma máquina bastante poderosa. Para conseguir minerar um montante considerável é preciso bastante tempo. Uma máquina poderosa para minerar precisa de uma coisa: energia! E não é nada pouca. Se a tua ideia seria minerar em tua casa, podes já concluir que a tua conta de eletricidade de um mês, iria em muito superar o que conseguiste de mineração de criptomoedas.

O papel da tua máquina seria encontrar uma sequencia que torne um bloco de transações de criptomoedas, compatível com o anterior. Dessa forma a tua máquina precisava de efetuar milhares, ou milhões de combinações perfeitas. A ideia passa por dar a quem encontra estas combinações, um certo montante em criptomoeda.

No artigo de como funciona a blockchain, explico mais um pouco de como os blocos de informação de ligam.

É ilegal minerar?

Em grande parte do mundo, o mundo das criptomoedas continua a ser um mar a ser explorado. Sendo um sistema monetário descentralizado, ainda existem muito poucas regras e leis.

No caso da mineração não é excepção.

Em Portugal não existe qualquer lei que proíba a troca ou mineração de cripto ativos. Nem do ponto de vista fiscal, a venda de criptomoedas é tributável.

Por isso se estás a pensar tentar seguir com a experiência de minerar, está dentro da lei!

Cursos e burlas associadas ao Bitcoin

Já não é de hoje que o Bitcoin, e outras criptomoedas estão envolvidas em polemicas. Entre cursos que prometem oferecer uma aprendizagem, e em alguns casos lucros expressivos, a burlas diretas, existem muitas matérias e histórias pela internet.

É preciso entender que o mercado, seja Forex, Ações ou de Cripto, não há garantia de riqueza. Numa fase em que as pessoas estão desesperadas, por várias razões, este tipo de esquema acaba por atrair muitas delas, que procuram dinheiro fácil. Não podemos censurar quem decide seguir esse caminho, pois pode estar a precisar de uma quantia de dinheiro fácil, e rápido!

Quero apenas deixar o alerta, de que nenhum mercado trás dinheiro fácil e rápido, pois isso não existe. É tão provável ficar milionário do dia para a noite no mercado, como ganhar o Euromilhões ou outro qualquer jogo de azar.

Existe muita informação sobre mercados na internet. O Youtube é um grande local de informação gratuita para aprender a investir nos demais mercados.

Vou deixar uma lista abaixo de alguns canais no Youtube, com conteúdo em português que vos podem ajudar a entrar neste caminho:

Comentários

comentarios