6 melhores extensões para o Chrome

Posted by

Amado ou odiado, o Google Chrome é o browser mais usado do mercado. No passado a Google foi investigada, e segundo notícias da altura o Google iria vender o Chrome. Contudo isso não abala a confiança dos utilizadores, pois mais de 60% do mercado pertence ao Chrome.

Mas o Chrome apresenta várias falhas, especialmente no consumo de memória. Essas falhas muitas vezes podem ser resolvidas com a utilização de algumas extensões.

Vamos neste artigo explorar quais as podem ser uteis no dia a dia do utilizador do Google Chrome.

Session Buddy

7 Best Session Manager Extensions for Chrome

O próprio browser já tem uma funcionalidade semelhante, a recuperação de tabs. Quando encerramos o browser e voltamos a abrir, normalmente a sessão anterior é recuperada. Assim que nos é aberto o Chrome, podemos ver todas as tabs a serem abertas, as mesmas da última sessão.

Contudo estes sistema nem sempre funciona, e podemos perder todas as tabs. O Session Budy bem para ajudar nisso.

Com esta extensão do Google Chrome, podemos guardar as sessões sempre que acharmos relevante. Ele guarda sessões por vários dias ou meses, podendo assim recuperar velhos tabs perdidos.

TabCloud

TabCloud Chrome Extension - YouTube

O TabCloud é uma extensão que me salvou de muitos problemas. Como utilizo várias máquinas e sistemas operativos, tinha a necessidade de ter os mesmos tabs em todos eles. Diferente do Session Buddy, que apenas guarda localmente as tabs, o TabCloud dá uma funcionalidade extra ao Chrome. Basta para isso adicionar esta extensão em qualquer browser das máquinas que usamos, fazer login e recuperar os tabs.

OneTab

Make Chrome and Firefox faster with just one click - CNET

Problemas de memória com Google Chrome? Esta extensão pode ajudar!

Esta extensão ajuda a concentrar todos os tabs que não estão “pin”, numa só tab em formato de listagem. Isto facilita bastante em termos de memória. Normalmente maioria dos tabs que temos abertos no nosso Google Chrome, estão apenas a ocupar espaço e memória.

O fato é que estando abertos, podem estar a consumir recursos da nossa máquina. Se tivermos em demasia, isso vai fazer a memória do nosso PC ser consumida em demasia, podendo retirar recursos a outros programas que tenhamos de usar.

O OneTab é uma excelente opção para fugir ao excesso de tabs abertos.

The Great Suspender

The Greater Suspender

No passado o The Great Suspender já teve os seus problemas. Denunciado como tendo um vírus, a extensão foi removida da lista de extensões que o Google Chrome tinha disponíveis. Renascido das cinzas, é uma das extensões indispensáveis no meu dia a dia.

Também com o objetivo de ajudar no excessivo consumo de memória do Chrome, o The Great Suspender tem o objetivo de suspender tabs que estão inativas a ficarem suspensas. Isso permite que o site nessa tab deixe de consumir recursos da nossa máquina, deixando assim mais algum espaço para outros programas.

StayFocusd

StayFocusd on Google Chrome

Aqui no blog, falei algumas vezes de como podemos ser mais produtivos em trabalho remoto. Esta extensão pode ser mais uma excelente ajuda a isso.

O StayFocusd nada mais faz do que limitar o tempo de acesso a vários sites. Se tens problemas de concentração, ou sabes que acabas por passar muito tempo em certo tipo de sites, como redes sociais, notícias e outros, podes simplesmente usar esta extensão.

Com ela defines os tempos máximos que queres para os sites que mais frequentas, e assim que deteta que superas-te esses tempos, simplesmente bloqueia-os.

Evernote Web Clipper

Web Clipper - Anote, salve e pesquise capturas de tela e capturas da  internet

Esta extensão do Chrome é excelente. Se não conheces o Evernote, este sistema serve para tirares notas entres outras coisas. É um bloco de notas online.

Mas esta extensão trás um pouco mais do que simplesmente tirar notas. Com ela podes fazer qualquer tipo de notas e sublinhar textos, em qualquer página. Podes guardar páginas web, audios, PDF’s e também vídeos.

Esta poderosa extensão do Google Chrome ajuda-te também com a tua lista de tarefas.

Comentários

comentarios