Github Copilot

Github Copilot: O fim dos developers?

Posted by

Eu sei, é um título sensacionalista. Mas não consegui evitar, especialmente depois de andar pelo Twitter a ver opiniões.

É estranho existir tanta falta de confiança. Mesmo sabendo que as Inteligências Artificiais estão a dominar o mundo, ainda existem coisas que apenas a mão humana consegue manter. O desenvolvimento de aplicações é uma delas.

Mas vamos começar pelo princípio!

O que é o Github Copilot?

Esta querida plataforma que tantos developers amam, o Github, decidiu criar uma ferramenta chamada de Copilot. Esta ferramenta que ainda está em fase de “preview”, e apenas algumas pessoas tiveram acesso a mesma. Até ao momento, ainda não consegui experimentar por mim.

O Github Copilot funciona a partir do OpenAI Codex, que foi treinado usando alguns códigos e linguagens de conversação entre humanos. O Copilot pode também dessa forma responder a duvidas escritas pelo utilizador ou mesmo responder a comandos usados no documento.

O principal objetivo do Github Copilot, é ajudar na realização de testes e mesmo a encontrar bugs. Pode também sugerir e repetir código ao longo do processo de desenvolvimento, enquanto for usada a ferramenta.

A parte do “autocomplete”, vai reconhecer as possibilidades de código a serem introduzidas naquele momento, e momentos futuros. Esta parte do Copilot, é tido pelo próprio Github como um assistente e nada mais.
Por outras palavras, esta ferramenta vai sugerir pedaços de código ao programador. Contudo estas sugestões não são perfeitas, tendo sempre que ser o programador a decidir o que usar, modificar ou mesmo descartar.

Copilot pode terminar com a profissão?

Pelo Twitter, vi muita gente a reclamar que este tipo de ferramentas vai terminar com a profissão de programador.

Não é bem assim!

As funções de um programador, não é apenas fazer código. Existe todo um processo de desenvolvimento. Dentro desse processo, uma pequena parte é código!

Temer o desemprego porque uma ferramenta vai sugerir código, é totalmente infundado. Existe um trabalho muito longo pela frente, para que uma máquina consigo totalmente criar e manter uma aplicação.

É por isso que a mão humana, continua a ser muito importante. Responder ao pedido do cliente, nem sempre é tão fácil quanto parece. Ainda que uma Inteligência Artifical posso sozinha criar um sistema, existem muitos outros fatores que colocam a necessidade do tato humano dentro desse desenvolvimento. Seja pela manutenção da própria IA, como dos futuros ajustes e manutenções.

Por isso, não acredito que esta ferramenta, com o seu propósito neste momento, consiga sequer retirar o emprego a um programador, quanto mais terminar com a profissão!
Esta vai ser a oportunidade de melhorar, incluir esta ferramenta no dia-a-dia, de forma reduzir o tempo de desenvolvimento.

Conclusão

O Github Copilot não passa de uma ferramenta. Ferramentas servem para nos ajudar no nosso trabalho, a fazê-lo com mais fluidez e velocidade. Isto pode permitir-nos ter mais tempo para outros assuntos, ligados ou não a profissão.

A utilização de uma ferramenta como esta, não implica a necessidade de conhecimento de outras áreas ligadas ao desenvolvimento de aplicações.

Esta ferramenta, como qualquer outra, é apenas mais uma ajuda para chegar a um fim.

Comentários

comentarios